O movimento
do empreendedorismo no Brasil começou a tomar forma
na década de 1990, quando entidades como Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à s
Micro e Pequenas Empresas) e Softex (Sociedade
Brasileira para Exportação de Software) foram criadas. Antes disso,
praticamente não se falava em empreendedorismo e em
criação de pequenas empresas. Os ambientes polÃtico e econômico do paÃs não
eram propÃcios, e o empreendedor praticamente não encontrava informações para auxiliá-Io na jornada empreendedora. O Sebrae é um dos
órgãos mais conhecidos do pequeno empresário brasileiro, que busca junto a essa
entidade todo suporte de que precisa para iniciar sua empresa, bem como
consultorias para resolver pequenos problemas pontuais de seu negócio. O
histórico da entidade Softex pode ser confundido com
o histórico do empreendedorismo no Brasil na década
de 1990. A entidade foi criada com o intuito de levar as empresas de software
do paÃs ao mercado externo, por meio de várias ações que proporcionavam ao
empresário de informática a capacitação em gestão e tecnologia.
AlGUMAS CARACTERÃSTICAS DOS EMPREENDEDORES
DE SUCESSO
SABEM
TOMAR DECISÕES
Eles não se sentem inseguros, sabem tomar as decisões corretas na hora certa,
principalmente nos momentos de adversidade, sendo isso um fator chave para o
seu sucesso. E mais: além de tomar decisões, implementam suas ações
rapidamente.
SABEM
EXPLORAR AO MÃXIMO AS OPORTUNIDADES
Para a maioria das pessoas, as boas idéias são daqueles que as vêem primeiro,
por sorte ou acaso. Para os visionários (os empreendedores), as boas idéias são
geradas daquilo que todos conseguem ver, mas não identificaram algo prático
para transformá-las em oportunidade, por meio de dados e informação. Para Schumpeter (1949), o empreendedor é aquele que quebra a
ordem corrente e inova, criando mercado com uma oportunidade identificada. Para
Kirzner (1973), o empreendedor é aquele que cria um
equilÃbrio, encontrando uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e
turbulência, ou seja, identifica oportunidades na ordem presente. Porém, ambos
são enfáticos em afirmar que o empreendedor é um exÃmio identificador de
oportunidades, sendo um indivÃduo curioso e atento a informações, pois sabe que
suas chances melhoram quando seu conhecimento aumenta.
SÃO LÃDERES E FORMADORES DE EQUIPES
Os empreendedores têm um senso de liderança incomum.
E são respeitados e adorados por seus funcionários, pois sabem valorizá-los,
estimulá-los e recompensá-los, formando um time em torno de si. Sabem que para
obter êxito e sucesso, dependem de uma equipe de profissionais competentes.
Sabem ainda recrutar as melhores cabeças para assessorá-los nos campos onde não
detêm o melhor conhecimento.
SÃO
ORGANIZADOS
Os empreendedores sabem obter e alocar os recursos
materiais, humanos, tecnológicos e financeiros, de forma racional, procurando o
melhor desempenho para o negócio.
POSSUEM CONHECIMENTO
São sedentos pelo saber e aprendem continuamente, pois sabem que quanto maior o
domÃnio sobre um ramo de negócio, maior é sua chance de êxito. Esse conhecimento
pode vir da experiência prática, de informações obtidas em publicações
especializadas, em cursos, ou mesmo de conselhos de pessoas que montaram
empreendimentos semelhantes.
ASSUMEM
RISCOS CALCULADOS
Talvez essa seja a caracterÃstica mais conhecida dos empreendedores. Mas o
verdadeiro empreendedor é aquele que assume riscos calculados e sabe gerenciar
o risco, avaliando as reais chances de sucesso. Assumir riscos tem relação com
desafios. E para o empreendedor, quanto maior o desafio, mais estimulante será
a jornada empreendedora.